A ciência revela um segredo para se sentir bem todos os dias

Estudos da Universidade da Califórnia indicam que um tipo de emoção pode reduzir significativamente o estresse, a ansiedade e até inflamações

Casal contempla natureza do alto de uma montanha
Foto: Freepik

Um conjunto de estudos da Universidade da Califórnia (UC) em Berkeley, nos Estados Unidos, aponta que o sentimento de “admiração” ou “deslumbramento” (conhecido em inglês como awe) é um fator crucial para o bem-estar diário. A pesquisa indica que cultivar essa emoção, provocada ao encontrar algo vasto ou complexo, pode reduzir significativamente o estresse, a ansiedade e até marcadores de inflamação no corpo.

  • O que é “admiração”? É a emoção sentida diante de algo que desafia a compreensão, como a vastidão da natureza, uma obra de arte complexa ou uma grande demonstração de habilidade.
  • Benefícios mentais: Estudos liderados pelos pesquisadores Dacher Keltner e Maria Monroy, de Berkeley, mostram que a “admiração” combate emoções negativas e melhora o humor.
  • Impacto físico: A pesquisa também correlaciona o sentimento a benefícios fisiológicos, como a redução de citocinas (marcadores de inflamação), diminuição da frequência cardíaca e ativação do sistema nervoso parassimpático (responsável pelo relaxamento).
  • Hábito diário: Uma pesquisa de 2023 concluiu que participantes que realizaram uma “caminhada de admiração” diária relataram uma melhora significativa no bem-estar.

O principal autor na área, Dacher Keltner, reitor do Social Sciences Hub de Berkeley, defende que a emoção tem um papel evolutivo. A pesquisa sugere que o sentimento de “admiração” nos ajuda a reduzir o foco excessivo em nós mesmos (o “eu”) e a nos sentirmos conectados a algo maior.

Essa conexão com algo maior que o indivíduo parece aumentar comportamentos pró-sociais, como gentileza e generosidade, enquanto diminui os níveis de estresse e ansiedade.

Trecho do estudo da UC Berkeley

Ao contrário do que se pode pensar, os cientistas destacam que a “admiração” não exige grandes eventos, como visitar o Grand Canyon. Ela pode ser encontrada de forma acessível no cotidiano.

A chave, segundo o estudo, é cultivar a prática de procurar ativamente por esses momentos, seja observando a natureza (como o céu ou uma árvore), ouvindo uma música complexa, apreciando arte ou testemunhando um ato de bondade humana. Segundo os pesquisadores, essa busca ativa por momentos de “deslumbramento” é uma ferramenta eficaz para melhorar a saúde mental e física diariamente.