Ter um personal trainer pode parecer algo distante para a maioria das pessoas, mas novas tecnologias já tornaram esse serviço mais acessível, por meio de aplicativos fitness. Essas plataformas podem ajudar as pessoas a terem uma vida mais ativa e saudável, independentemente da disponibilidade, idade ou familiaridade com as atividades físicas.
Uma pesquisa recente da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, que analisou dados de 16 mil pessoas, mostrou que o uso de aplicativos de exercícios aumentou a atividade física diária em 1.235 passos por dia e a atividade física moderada e intensa em 48,5 minutos por semana.
Publicado no British Medical Journal, a pesquisa apontou ainda que aplicativos de exercícios e relógios inteligentes têm o potencial de serem facilitadores de mudanças comportamentais, contribuindo para uma vida mais ativa fisicamente.
Além de impulsionar uma vida mais ativa, as vantagens de alinhar os exercícios com a tecnologia são variadas, como explica o preparador físico Chico Salgado. “Treinar por uma plataforma online te dá liberdade e autonomia. Você não depende de trânsito, de academia cheia, nem de horários fixos”, afirma o especialista, que criou o próprio site virtual de treinos.
É preciso ter atenção, no entanto, no tipo de treino ou aplicativo escolhido, como alerta Salgado: “treinar sem orientação pode dar certo, mas também pode acabar em lesões, frustrações e desistência. A internet está cheia de vídeos genéricos, sem adaptação para a realidade de cada um. Por isso, insisto que as pessoas sigam métodos criados por profissionais, com progressão e comandos claros”.
A seguir, veja uma lista de aplicativos que podem te ajudar a iniciar, manter ou intensificar uma rotina de exercícios.
1. Strava
O Strava é um dos aplicativos de treino mais famosos globalmente, com mais de 135 milhões de usuários ativos em 190 países. A plataforma permite registrar atividades e percursos de cerca de 40 modalidades esportivas, com foco nas atividades praticadas ao ar livre, como ciclismo, corrida, caminhada e natação.
O app usa dados de IA para recomendar rotas populares, permitindo que você planeje melhor seus treinos ou faça novos itinerários. Além disso, a plataforma acompanha os seus treinos, produz gráficos e relatórios sobre o seu progresso e permite que você compartilhe sua evolução com amigos.
O Strava está disponível para IOS e Android, em versão gratuita e paga, com mais funcionalidades disponíveis.
2. Nike Training Club
O Nike Training Club é um aplicativo focado em treinos em casa. Logo no início, você seleciona seu objetivo e o nível dos exercícios. Em seguida, ele fornece uma sequência de exercícios para você praticar em qualquer lugar. Há opção de buscar por categoria, intensidade, tempo da atividade e uso ou não de aparelhos.
Os exercícios aparecem em formato de vídeos, executados por personal trainers e com tradução automática do inglês para o português, para não ter dúvidas de como executar cada atividade.
O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e IOS, mas é preciso criar uma conta na Nike para usar o app (também gratuita).
3. Gym Rats
O Gym Rats se consolidou como uma das principais febres digitais deste ano entre esportistas, principalmente jovens. Em tradução livre, o aplicativo chama-se “ratos de academia”, ou seja, viciados em atividades físicas. Ele tem como principal objetivo servir como um motivador para quem quer se exercitar.
No app, os usuários registram suas atividades e podem participar de grupos para ver quem se exercita mais entre os amigos. É possível registrar fotos, tipo e duração do exercício, dependendo da regra escolhida para cada grupo.
A competição saudável e o senso de comunidade ajudam os usuários a se motivarem e a ter mais frequência na academia ou na atividade física escolhida. “Cercar-se de pessoas que puxam para cima é essencial para você sentir que não está sozinho. Assim fica mais fácil seguir uma rotina, fazendo um pouco todo dia”, destaca o preparador físico Chico Salgado.
O Gym Rats está disponível gratuitamente para iOS e Android.
4. Freeletics
O Freeletics fornece treinos personalizados para quem quer treinar em casa e sem aparelhos ou na academia. É possível definir um objetivo ou grupo muscular específico a ser treinado, escolher exercícios de nível iniciante ao avançado e acompanhar seu progresso.
A versão gratuita do app, disponível em IOS e Android, tem 22 treinos diferentes disponíveis, sessões de áudios e aquecimentos. Na versão paga, o app fornece um personal trainer com IA que adapta o treino de acordo com as suas necessidades e preferências.
5. YouTube
No YouTube, a principal plataforma de vídeos do mundo, há muitos canais dedicados aos exercícios físicos. Você pode encontrar vídeos que ensinam de yoga a pilates, assim como a usar as máquinas de academia do jeito certo. Existem também treinos específicos para idosos, gestantes ou pessoas com mobilidade reduzida.
O segredo é ir testando os exercícios com cautela e buscar um canal de confiança, de preferência com conteúdos produzidos por profissionais de educação física. O aplicativo é gratuito e está disponível para IOS e Android.