Entenda o doloroso tratamento dentário que Johnny Depp faz para voltar a Hollywood

Após anos afastado das telas, ator investe em procedimentos estéticos e de saúde bucal para recuperar a aparência e retomar carreira nos grandes estúdios

Johnny Depp antes e depois
Foto: Europe Dental Clinics/Reprodução

O ator Johnny Depp, de 62 anos, passou por inúmeros tratamentos dentários para retornar à indústria de Hollywood. Depois de ficar cerca de sete anos afastado das telas, enquanto encarava uma batalha judicial contra sua ex-esposa, a atriz Amber Heard, o astro de “Piratas de Caribe” e “Edward Mãos de Tesoura” foi até mesmo submetido a um procedimento “incrivelmente doloroso”, segundo o jornal norte-americano Radar Online, uma vez que seus problemas dentais se tornaram alvo de críticas de fãs e pessoas dentro da indústria.

As críticas vêm de longa data. Anos antes, em 1995, ele já tinha admitido que tinha muitas cáries e um tratamento de canal incompleto. Já em 2023, durante uma aparição no Festival de Cinema de Cannes, o ator foi alvo de comentários negativos sobre seus dentes, que aparentavam estar danificados e amarelados.

Analisando as fotos é possível ver que, antes do tratamento, ele tinha os dentes amarelados, com severo desgaste e diastema (espaço entre os dentes). O tratamento, além de ser uma questão de saúde, tem fins estéticos, já que o alinhamento e a cor mais clareada dos dentes rejuvenesce bastante a aparência”, analisa a cirurgiã-dentista Renata Bommarito, especialista em implantes e reabilitação oral, mestra e doutoranda pela Faculdade de Odontologia da USP (FO-USP).

O ator também é conhecido por ser fumante há décadas, condição que, somado a falta de acompanhamento regular, pode levar a deterioração dos dentes: “o atraso no cuidado da saúde bucal pode causar infecções, fraturas ou trincas nos dentes, reposição dos dentes, deficiência na mastigação e formação de placas e cálculos” explica Renata Bommarito. Segundo a especialista, o estresse e a rotina corrida, comum entre os atores de Hollywood, também influenciam o desgaste dos dentes.

A falta de cuidado e higiene bucal interferem ainda na saúde do corpo todo, de acordo com Ministério da Saúde. Isso porque a boca pode ser a porta de entrada para vírus e bactérias e, sem a higiene adequada, uma infecção no dente encontra o ambiente ideal para se espalhar. Além disso, problemas dentais chegam a influenciar a autoconfiança e a capacidade de comunicação dos pacientes, o que pode gerar problemas psicológicos.

Entenda o tratamento 

Melhorar a aparência diante das câmeras e evitar complicações mais sérias, Depp passou por um tratamento que envolveu limpeza profunda, extrações, reparos e um “trabalho personalizado em porcelana”, com aplicação de facetas, afirmaram fontes do Radar Online.

A limpeza é essencial para evitar inflamações, cáries, cálculos e demais problemas bucais. Especialmente em casos em que o cuidado bucal foi negligenciado por anos, ser ainda mais intensa, como explica Renata Bommarito: “as limpezas periódicas são feitas acima do nível da gengiva. Em casos específicos, é necessário fazer a limpeza subgengival, que é uma raspagem feita abaixo do nível da gengiva que atinge maiores profundidades. Esse procedimento pode ser doloroso sem anestesia”.

As extrações também são consideradas exceções e indicadas somente quando o dente já está muito comprometido e não há possibilidade de restauração, em caso de foco de infecção ou fratura.

A faceta de porcelana, por sua vez, é um tratamento para restaurar a saúde bucal e aparência dos dentes. É uma peça fina de porcelana (mais grossa do que as famosas lentes de contato dental) que permite a personalização da cor, formato e tamanho dos dentes. Por isso, são usadas para recriar a aparência natural do dente.

Com as facetas, é possível fazer um alinhamento dental e devolver a altura do dente que pode ter sido perdida por conta do desgaste. Outra vantagem das peças de porcelana é a durabilidade boa e um polimento que não se perde com o tempo”, afirma Renata. Porém, para mantê-los desta maneira, os cuidados bucais devem ser feitos religiosamente, alerta a dentista.

Com esses procedimentos, a imprensa norte-americana alega que o ator, que deve estrelar o filme “Ebenezer: Um Conto de Natal”, em 2026, queria parecer saudável novamente e sinalizar para diretores de elenco que está pronto para novos trabalhos. Será que o público vai gostar?